Nota de solidariedade ao Bloco de Lutas

Posted on 21/02/2017

1


Em junho de 2013 as ruas de várias cidades do país foram tomadas por manifestações contra o aumento criminosos e abusivo das tarifas de ônibus e transportes públicos. Empresas que atuam como máfias e que monopolizam a mobilidade pública, violentando o povo com um serviço precário e um dos mais caros do mundo em relação à renda média da classe trabalhadora. Já há muitos anos em cumplicidade com seus comparsas políticos nos governos estaduais e municipais, estes empresários lucram somas milionárias de dinheiro contando com cláusulas contratuais que permitem o aumento anual das tarifas. Assim, humilham e obrigam o povo a se submeter diariamente a horas dentro de um transporte de péssima qualidade, desumano e que de longe não atende às suas necessidades.

Em Porto Alegre não foi diferente, onde o Bloco de Lutas lutou nas ruas por um transporte totalmente público e pelo acesso da população à cidade. Mas por lutarem, seis companheiros foram criminalizados pelo estado, sofrendo perseguição política e um processo recheado de argumentos inverídicos. Como em outros casos semelhantes, a mídia dos empresários, a justiça e o estado se articulam de todas as formas para caracterizar os atos e protestos como crime. Hoje, dia 21 de fevereiro, ocorre a primeira audiência de um processo que já tramita há quatro anos. E a data contará também com um ato contra a criminalização dos movimentos sociais, que será realizado às 9h, em frente ao Foro Central de Porto Alegre.

Sem recuarmos nos somamos às fileiras contra as violências do estado e suas instituições de repressão militar e judiciais. Repudiamos a sangria aquadrilhada das máfias dos transportes públicos junto com os políticos contra o povo. É com essa vontade que a Federação Anarquista do Rio de Janeiro envia sua solidariedade e apoio aos seis compas criminalizados do Bloco de Lutas de Porto Alegre.

PROTESTO NÃO É CRIME!
CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS!
CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DAS E DOS QUE LUTAM! TODA SOLIDARIEDADE!
PELA IMEDIATA ABSOLVIÇÃO DOS ATIVISTAS PERSEGUIDOS!

Posted in: solidariedade