CELIP

ESPAÇO PÚBLICO DA FEDERAÇÃO ANARQUISTA DO RIO DE JANEIRO

Desde o inicio do século, toda a organização operária ou grupo anarquista tinha o seu centro de cultura e/ou grupo artístico. Sua função era a de ser o embrião de uma cultura forjada nos embates e também no cotidiano da classe trabalhadora. Mais do que propaganda, havia a busca constante de novas formas, linguagens e manifestações culturais que traduzissem os valores anarquistas.

Para nós, um círculo de estudos libertários é um espaço de reflexão, uma escola de formação e auto-formação da militância e de gente afim com a luta.

O Círculo de Estudos Libertários Ideal Peres (CELIP) é o vínculo que nos une a essa tradição de cultura social do movimento anarquista, e a todos/as os/as companheiros/as que a mantiveram viva e a renovaram seguidamente.

O CELIP como espaço de estudos da FARJ, objetiva compartilhar o acúmulo teórico e prático da organização, ajudando na auto-formação dos que desejam não só conhecer o anarquismo, mas que o enxergam como uma ferramenta de transformação rumo à revolução social, que vai além de uma mera filosofia de vida ou de observação crítica da sociedade.

Calcado não só no pensamento dos clássicos anarquistas, o CELIP também objetiva conectar as demandas e desafios contemporâneos dos movimentos sociais e populares com as respostas teóricas e práticas do tronco do anarquismo latino-americano conhecido como “especifismo” e dos valorosos exemplos de luta de nosso povo.

É no forjar da luta que o fogo da rebeldia aquece e dá fôlego ao anarquismo comprometido com as lutas sociais e com a mudança radical da sociedade, dando a este espaço de formação um papel fundamental de instrumentalização libertária da luta de classes.

Organização

Ética e conduta
Histórico


Anúncios
%d blogueiros gostam disto: