Histórico do CELIP

UM HISTÓRICO DO CELIP

Em 1985, os anarquistas que haviam participado do curso “Anarquismo, por novas formas de organização social”, decidiram que já era hora de recriar um espaço libertário na cidade. Reunindo a experiência dos antigos militantes do Centro de Estudos Prof José Oiticica (CEPJO) e a empolgação de uma nova geração de libertários, foi fundado o Círculo de Estudos Libertários (CEL), que passou a promover reuniões semanais na Escola Senador Corrêa, perto do Largo do Machado.

A partir das atividades do CEL, foram criados grupos de propaganda, editada a revista Utopia (1988-1992), organizados os seminários “Anarquismo Hoje” e, em 1991, iniciada a publicação do informativo Libera… Amore Mio. No CEL, além dos debates e palestras proferidas pelos próprios militantes ou por convidados, eram organizadas atividades de rua do movimento anarquista, como a participação em manifestações, panfletagens e os memoráveis 1º de maio.

No inicio de 1992, devido à elevação dos custos da sala de Escola Senador Corrêa, o CEL teve suas atividades transferidas para o Instituto de Filosofia e Ciências Socias da UFRJ.

Em agosto de 1995, quando faleceu Ideal Peres, decidimos fazer uma pequena homenagem a esse inesquecível companheiro. O CEL passou a ser o Círculo de Estudos Libertários Ideal Peres (CELIP).

Depois de muitos anos se reunindo no prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, o CELIP teve suas atividades brevemente transferidas para o SINDSCOPE, onde funcionou durante alguns meses. Após a fundação da FARJ (Federação Anarquista do Rio de Janeiro) em 2003, o CELIP conectou-se a esta organização e realiza suas reuniões no espaço do Centro de Cultura Social do Rio de Janeiro.

Be the first to start a conversation

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: