Ética e Conduta no CELIP

ÉTICA E CONDUTA NO CELIP

Os valores burgueses constantemente tentam deturpar o conceito de liberdade do anarquismo, associando a luta pela liberdade dos anarquistas com práticas liberais onde as regras coletivas precisam se submeter às vaidades e vontades individuais.  Ao contrário, defendemos como José Oiticica que

Somos combatentes de uma grande guerra. Todos os combatentes, se “entendem” mutuamente para combater, assumem “compromissos”, sem os quais não pode haver unidade de ação. Quem se “entende” com outros já não é senhor da sua vontade integralmente, prendeu-a por alguns fios ao acordo firmado. Se desfaz os fios, rompe o acordo, se “desentende, desiste do combate comum”, foge à luta, se furta aos companheiros.

Sendo assim devemos observar regras mínimas de convivência e respeito entre os que participam dos espaços de discussões. Ao integrar o espaço de discussões do CELIP, o participante concorda com alguns princípios mínimos de convivência aqui propostos e o método de organização que orienta este espaço.

Como espaço de estudos, o CELIP e seus organizadores e participantes devem propugnar por um ambiente verdadeiramente livre, no fluxo das opiniões e do direito a voz de seus freqüentadores e membros, garantindo a palavra, na medida da organização definida previamente.

Como companheiros que somos, devemos repudiar as atitudes desagregadoras, resultantes ou não da exacerbação dos egos lembrando sempre o objetivo maior das atividades; qual seja: o esclarecimento, sobre assuntos históricos ou de interesse imediato da luta dos/as trabalhadores/as.

Portanto, cabe a (o) participante atentar aos seguintes pontos:

1) Respeitar a metodologia de organização e os princípios de convivência do CELIP.

2) Não usar demasiadamente palavras de baixo calão nas reuniões.

3) Tratar com cordialidade todos os que freqüentarem o CELIP, e convidar os/as que vierem pela primeira vez às atividades a se apresentar.

4) Não serão tolerados comportamentos autoritários, agressões verbais (ou físicas), desrespeito aos companheiros/as ou práticas que vão contra a dinâmica do CELIP e que agridam seus participantes. Atitudes machistas, sexistas, homofóbicas ou preconceituosas não serão toleradas. Respeito total às opções e valores pessoais, étnicos e culturais dos que participam do grupo.

5) O CELIP não é espaço, nem lugar para “tirar a prova” de divergências existenciais, políticas ou táticas oriundas de grupos externos (não é lugar de disputas de grupos ideológicos). Os dissensos devem obedecer ao clima de cordialidade libertária entre seus membros.

6) O (A) companheiro (a) deve cultivar a humildade e placidez. Atitudes desrespeitosas não são bem-vindas. Comentários depreciativos sobre indivíduos e grupos jamais devem ocupar o tempo da reunião.

7) Não fumar ou consumir álcool durante as discussões.

8) A lista de emails do CELIP não se presta a substituir as discussões realizadas presencialmente. Além disto, possui caráter operativo e não deliberativo.

9) Preferencialmente as discussões devem se guiar por exposições ou intervenções que ajudem na compreensão do texto e ajudem a aprofundar o debate propositivamente. As abstrações infindáveis ou suposições que fogem ao caráter do texto e da discussão podem ser evitadas e aumentam muito a qualidade da discussão.

10) Além dos princípios libertários explicitamente assumidos, o CELIP não negocia a postura classista, anticapitalista e antiautoritária.

Anúncios
2 Responses “Ética e Conduta no CELIP” →

  1. Gabriel Barrionuevo

    14/09/2013

    não entendi o tópico 7 ? integrantes da federação anarquista fumam ou bebem fora das reuniões ??

    Responder

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: