Solidariedade com Companheiros Sul-Africanos

SOLIDARIEDADE COM COMPANHEIROS SUL-AFRICANOS

No domingo, dia 1 de março de 2009, dois militantes do Landless People’s Movement (Movimento do Povo Sem-Terra) – um movimento semelhante ao MST brasileiro – foram presos na África do Sul. Juntamente com 6 outros membros da comunidade de Protea Sul, em Soweto, os militantes foram presos sob acusação de violência pública, associação ilegal, agressão entre outras. Isso aconteceu depois da participação deles em uma manifestação em que entregaram aos políticos locais um documento com uma lista de reivindicações protestando contra sua perspectiva de despejo e sua transferência forçada para outra localidade, diferente de onde vivem hoje.

Depois da entrega deste documento, alguns jovens tiveram um confronto com a polícia e ameaçaram queimar o acampamento em que se encontravam temporariamente, até que a transferência forçada fosse levada a cabo. Depois disso, Maans van Wky, um socialista libertário, freqüentador do grupo de estudos da Zabalaza Anarchist Communist Front – ZACF (Frente Anarco-Comunista Zabalaza) e Maureen Mnisi, um antigo militante da comunidade, com quem a ZACF tem boa relação e desenvolve trabalho há algum tempo, foram presos em suas casas.

Eles estão sendo acusados, juntamente com 6 jovens que supostamente participaram do confronto com a polícia, apesar de não terem estado presentes no momento em que ele ocorreu. Acreditamos que Maans e Maureen estão sendo vítimas destas injustas acusações por serem militantes comunitários combativos e, por este motivo, acreditamos que merecem toda a nossa solidariedade. Eles serão julgados ainda este mês e correm o risco de serem presos.

Pedimos que todos os movimentos sociais e sindicatos que se solidarizem com a causa dos companheiros sul-africanos nos enviem suas mensagens de solidariedade e que assinem esta carta.

Reivindicamos a imediata retirada das acusações que pesam sobre os companheiros!

Em solidariedade,

Mensagens de solidariedade devem ser enviadas para: farj@riseup.net.

Assinam este documento:

Federação Anarquista do Rio de Janeiro (FARJ)
Federação Anarquista Gaúcha (FAG)
Organização Resistência Libertária (ORL)
Vermelho e Negro
Rusga Libertária
Coletivo Anarquista Zumbi dos Palmares (CAZP)
Pró-Federação Anarquista de São Paulo (Pró-FASP)

Be the first to start a conversation

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: