Histórico da Frente Comunitária

Histórico da Frente Comunitária

Nossa mais antiga frente de luta se iniciou com o contato e inserção de companheiros em um antigo espaço comunitário em um bairro da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, mesmo antes da fundação da FARJ. Foi a concretização de um antigo sonho dos anarquistas cariocas, o de ter um espaço próprio para tocarmos trabalhos sociais. Neste espaço deu-se também a fundação da Biblioteca Social Fábio Luz, fundada em 18 de novembro de 2001, primeiro espaço libertário da cidade desde o fechamento pela ditadura do Centro de Estudos Prof. José Oiticica (CEPJO), em 1968. Seu nome é uma homenagem ao antigo militante anarquista Fábio Luz, que no início do século XX, que chegou a atuar no local. Com o avanço dos trabalhos sociais a partir de 2003 foi-se consolidando um projeto de autogestão sob bases comunitárias abrigando outras iniciativas populares e grupos, como uma oficina de panificação de bolinhos com jovens moradores de favela, um cineclube e outras atividades de caráter popular envolvendo crianças e adolescentes.

Em 2004 parte dos militantes da Frente Comunitária se aproxima da mobilização de ocupações sem-teto na cidade do Rio de Janeiro. Isso nos coloca a necessidade de pensarmos propostas e políticas para este campo de lutas, e assim organizamos nossa Frente de Movimentos Sociais Urbanos. Nossa atuação teve contribuição na organização do movimento sem-teto naquele período, por meio do qual estávamos presentes em diversas ocupações sem-teto no Rio de Janeiro.

A partir de 2008 nossa atuação a partir desta frente amplia mais seus trabalhos, tivemos atuação no movimento de desempregados e hoje nos dedicamos principalmente na organização e construção de movimentos que se organizam por território e urbanos, por onde se entrecruzam distintos conflitos e questões sociais, como o desemprego, educação popular, trabalho, moradia e transportes.

Anúncios
2 Responses “Histórico da Frente Comunitária” →

  1. Renan Rodrigues

    08/03/2016

    Como faço para conhecer as reuniões e atividades do grupo?

    Responder

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: