“só resta aos estudantes e aos homens com um mínimo de dignidade revidar em defesa da própria existência com a política de “ôlho por ôlho, dente por dente“.
Movimento Estudantil Libertário, 1968.
Hoje completam-se 55 anos do assassinato do estudante secundarista Edson Luís pela ditadura militar brasileira. Edson Luis foi morto no contexto de grandes mobilizações estudantis que ocorriam em diversos estados do país, contra a ditadura militar. Ditadura esta apoiada pelo imperialismo norte-americano e promovida por associações reacionárias de empresários, militares e políticos.
No Rio de Janeiro os estudantes se mobilizavam por suas demandas específicas e denunciavam a presença dos aparelhos da repressão no restaurante Calabouço, no centro do Rio de Janeiro, onde policiais e militares realizavam batidas frequentes, na intenção de atemorizar a resistência estudantil. Foi nesse caldo de agitação que Edson Luis tombou, vítima dessa repressão covarde.
O anarquismo organizado modestamente esteve presente nessas lutas estudantis do período, com a presença ativa do Movimento Estudantil Libertário (MEL), que recém-fundado em 1967, possuía bases no Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
Saudamos a memória de Edson Luis como parte da memória das lutas combativas de nosso povo e que seu legado possa inspirar novas lutas sociais.
Sua memória é parte de uma longa história de combate à ditadura militar, ao imperialismo e ao sistema de dominação capitalista.
Edson Luís vive!
Posted on 28/03/2023
0