[CELIP] Revolução Espanhola 80 anos: lições para o presente

Posted on 30/08/2016

0


Cartaz_REV

Na sexta-feira, 02 de setembro, acontecerá mais uma edição do Círculo de Estudos Libertários Ideal Peres (CELIP) em Campos dos Goytacazes. A atividade será um debate sobre o tema “Revolução Espanhola 80 anos: lições para o presente” e contará com a participação do Prof Glauco Bruce Rodrigues e texto disparador: “A experiência da autogestão territorial anarquista durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939): legado, limites e possibilidades“.

Esse ano comemoramos esse importante episódio de poder popular e gestão territorial cuja participação anarquista em meio a classe trabalhadora foi determinante para o processo revolucionário. Protagonizada principalmente pela anarco-sindicalista Confederação Nacional do Trabalho (CNT), a Espanha entre 1936 e 1939 teve indústrias, fábricas e o campo coletivizado e autogerido pela classe trabalhadora. O povo organizado refletia uma estado de politização que tem origem em anos de trabalho político de sindicatos e de organizações políticas. Formando comitês de defesa, a população enfrentaria de armas na mão o fascismo e os setores conservadores.

Para resgatar a memória desse acontecimento e também realizar um debate sobre suas lições para o tempo presente, a Federação Anarquista do Rio de Janeiro (FARJ) vem convidar todas e todos a participar das atividades sobre o tema.

Dia: 02 de setembro de 2016
Hora: 15:00 às 17:30
Tema: “Revolução Espanhola 80 anos: lições para o presente”.
Local: UFF – Campos – Rua José do Patrocínio 71 – Centro
Campos dos Goytacazes – RJ

Baixe o texto aqui.

Anúncios