Informativo Libera tem todos os seus números digitalizados

Posted on 14/06/2012

0


O Libera é o informativo da Federação Anarquista do Rio de Janeiro (FARJ) e é o jornal anarquista de maior longevidade do Brasil, tendo completado, em 2011, 20 anos de publicação ininterrupta.

Inicialmente chamado Libera…Amore Mio, inspirado pelo filme de Mauro Bolognini, de 1975, de mesmo nome, ele teve início sendo o informativo do Círculo de Estudos Libertários (CEL) – que foi rebatizado de Círculo de Estudos Libertários Ideal Peres (CELIP) após a morte deste importante militante anarquista, em 1995.

Posteriormente, o CELIP passou a ser organizado pela FARJ e, como consequência, o Libera a ser produzido e publicado por seus integrantes, tornando-se um informativo da organização.

Núcleo de Pesquisa Marques da Costa lançou, em 2011, um CD, em comemoração dos 20 anos de existência do Libera, contendo todos os exemplares do informativo. Este CD, que encontra-se em sua segunda edição (contendo dois números a mais e todos os exemplares do informativo O Mutirão) pode ser adquirido através do site do NPMC (http://marquesdacosta.wordpress.com/).

No site da Biblioteca Social Fábio Luz (http://bibliotecasocialfabioluz.wordpress.com) encontram-se para baixar, em PDF, os exemplares do Libera do #01 ao #136. Os exemplares do #137 adiante podem ser encontrados no endereço eletrônico da FARJ.

Posted in: Libera