Muralismo no Centro de Cultura Social do Rio de Janeiro

Posted on 14/05/2012

0


Divulgando uma atividade realizada no Centro de Cultura Social.

Nos dias 21 e 28 de abril, foi realizada uma atividade de muralismo em conjunto com os jovens que participam da oficina de artes do Grupo Luz do Sol. Antes da pintura, foi feita uma conversa sobre o muralismo e sua proposta. A partir de desenhos, frases e idéias das crianças, sobre o que elas achavam que fosse importante estar presente no desenho, foi elaborado uma proposta de composição para o muro. Durante a pintura, algumas cores e traços mudavam,  as crianças davam opiniões e sugestões.

O Muralismo

Muitas vezes podemos observar um costume social do ser humano de fazer desenhos e pintar os lugares onde vive em comunidade. Por exemplo, as Pinturas Rupestres, feitas pelos antigos homens nas paredes das cavernas, o graffiti, o muralismo, os enfeites e pinturas feitos em festividades populares. Ou como qualquer outro tipo de arte feita nos muros e paredes das cidades.

A arte do Muralismo que fazemos no Muro do CCS é uma ideia que vem do Chile, na década de 70. Hoje, vários países da América Latina fazem esta arte, inclusive no Brasil, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, em alguns bairros de Porto Alegre. As imagens do Muralismo servem para lembrarmos das coisas que são importantes e boas para a comunidade. As cores que usamos são as nossas cores da América  Latina: As cores dos índios, dos negros e das misturas dos povos e culturas que vivem aqui. O Muralismo é feito de maneira coletiva, o que significa que todos podem participar fazendo alguma parte da tarefa.

 

Veja mais no site da OP ou do próprio CCS-RJ.

Retirado do site da tendência político-social Organização Popular: http://organizacaopopular.wordpress.com

Marcado: