[Grécia] Protesto reúne mais de 50 mil pessoas no centro de Tessalônica

Posted on 16/02/2012

0


 [A seguir mais informes dos protestos de ontem (12 de fevereiro) na Grécia.]

*Tessalônica:* Cerca de 50.000 pessoas marcharam nas ruas do centro da cidade. Foi uma das maiores manifestações dos últimos anos. Durante a marcha, assim como nos distúrbios que a sucederam, foram estilhaçadas janelas de hotéis e lojas de luxo e ataques a bancos e caixas eletrônicos. A Polícia disparou muitos gases lacrimogêneos e outros gases químicos contra os manifestantes, com o objetivo de dispersá-los e evitar um segundo grande foco de resistência, depois de Atenas. Lembramos que Tessalônica é a segunda cidade mais populosa na Grécia, com quase um milhão e meio de habitantes.

*Récimno, Creta:* Aproximadamente 1.500 pessoas marcharam pelas ruas do centro da cidade, seguindo um caminho diferente do habitual. Além das palavras de ordem contra o novo memorando, os participantes na marcha  foram transmitindo para os habitantes da cidade os acontecimentos recentes em sua cidade sobre a ocupação da Prefeitura. Em 13 de fevereiro a ocupação completou três dias. Uma vez finalizado o protesto, as pessoas foram para a ocupação da Prefeitura, onde foi realizada uma assembléia. Os sindicatos oficiais foram vaiados e se respondeu adequadamente às ameaças do prefeito para dissolver a ocupação.

*Berea:* Cerca de 200 pessoas protestaram no centro da cidade. Durante a manifestação foram pichados slogans em bancos e realizados ataques contra escritórios do partido de extrema-direita Laos.

*Larissa:* Uma das manifestações mais massivas na história da cidade ocorreu na noite de 12 de fevereiro. O bloco de anarquistas, libertários e da Ocupação da Administração Regional ultrapassou as 1.000 pessoas e não acompanhou a marcha-fúnebre do Partido Comunista, apesar do desejo dos esquerdistas extra-parlamentares. A marcha terminou no prédio da ocupação, que acabou hoje, segunda-feira, 13 de fevereiro, à tarde. Na madrugada de 13 de fevereiro foi feito um ataque a um carro da Polícia.

Vídeos de Tessalônica:

http://www.youtube.com/watchv=HeVM_SF7HG4&feature=player_embedded#!

http://www.youtube.com/watchv=9Ke62DyvGws&feature=player_embedded

Galeria com 80 imagens dos protestos em Atenas:

http://photos.mercurynews.com/2012/02/photo-gallery-buildings-burning-as-greek-rioters-battle-police-in-athens/4565/#namehere

*agência de notícias anarquistas-ana*

Esguia Araucária

 Iluminada de lua

 Teatro de sombras.

 Su Tamae